Hoje, debatendo com uma amiga a perfeição e imperfeição da natureza humana, lembrei-me mais uma vez daquela que é talvez a minha citação preferida:
"I don't like people who have never fallen or stumbled. Their virtue is lifeless and it isn't of much value. Life hasn't revealed its beauty to them"
Encontrei esta frase há muitos anos atrás, quando li aquele que se viria a tornar num dos livros da minha vida, Dr. Zhivago de Boris Pasternak, obra maravilhosamente transposta para cinema pelo grande David Lean.
Na altura gostei logo da frase mas só me apercebi do seu verdadeiro significado alguns anos mais tarde, quando já era mais velha e já lhe sabia dar o devido valor!! Lembro-me claramente de um dia ter chegado a casa e de ter deitado mão ao livro à procura desta passagem e, depois de várias páginas viradas, lá a encontrei.
Desde então esta citação tem-me vindo à cabeça em momentos em que descubro as pessoas naquela que é a sua verdadeira natureza!! E devo-vos dizer, subscrevo inteiramente Pasternak!! As pessoas são tão mais interessantes quanto mais profunda é a história dos seus erros!! E a beleza da vida reside exactamente na nossa capacidade de errarmos e de apreendermos e crescermos com isso!!
E VIVA À IMPERFEIÇÃO HUMANA!!
ps - não sou pelos post filosóficos mas tinha de fazer este desabafo :)