Monday, October 08, 2007

Manifesto pela Imperfeição Humana!

Hoje, debatendo com uma amiga a perfeição e imperfeição da natureza humana, lembrei-me mais uma vez daquela que é talvez a minha citação preferida:

"I don't like people who have never fallen or stumbled. Their virtue is lifeless and it isn't of much value. Life hasn't revealed its beauty to them"

Encontrei esta frase há muitos anos atrás, quando li aquele que se viria a tornar num dos livros da minha vida, Dr. Zhivago de Boris Pasternak, obra maravilhosamente transposta para cinema pelo grande David Lean.

Na altura gostei logo da frase mas só me apercebi do seu verdadeiro significado alguns anos mais tarde, quando já era mais velha e já lhe sabia dar o devido valor!! Lembro-me claramente de um dia ter chegado a casa e de ter deitado mão ao livro à procura desta passagem e, depois de várias páginas viradas, lá a encontrei.

Desde então esta citação tem-me vindo à cabeça em momentos em que descubro as pessoas naquela que é a sua verdadeira natureza!! E devo-vos dizer, subscrevo inteiramente Pasternak!! As pessoas são tão mais interessantes quanto mais profunda é a história dos seus erros!! E a beleza da vida reside exactamente na nossa capacidade de errarmos e de apreendermos e crescermos com isso!!

E VIVA À IMPERFEIÇÃO HUMANA!!

ps - não sou pelos post filosóficos mas tinha de fazer este desabafo :)

10 comments:

Rik said...

Concordo com a vossa teoria pequena afónica, excepto num ponto: "As pessoas são tão mais interessantes quanto mais profunda é a história dos seus erros!!"

Eu acrescentava a esta frase "mais profunda é a história dos seus erros e mais aprenderam com eles!!". Sinceramente, das piores conversas que tive na minha vida foi com gente que me vendia as suas histórias "heróicas" de erros e que depois as repetiam só para tentar mais uma vez e ser casmurros, sem nunca mudar nada. De reparar que achei a pessoa estupida não por ter tentado de novo, mas sim por ter tentado sem tirar lição nenhuma do erro anterior!

E aos 27 anos, um lesão algures no sistema respiratório finalmente te acordou para o facto de não seres perfeita! :D (é pura ironia senhora do Ambiente)

Sara SC said...

Obrigada por completares o meu pensamento!! Qd me referio a "pessoas são tão mais interessantes quanto mais profunda é a história dos seus erros" excluo daqui aqueles presunçosos q se consideram pessoas mt vividas e q por isso se sentem no direito de opiniar a torto e a direito sobre a vida alheia!! Os erros n têm qq valor se n retirarmos deles as devidas lições e construirmos a nossa vida com base no q daí aprendemos!!
E n gozes com a minha lesão do aparelho respiratório q isto de estar afónica é um martírio...já n consigo debitar 1001 palavras por minuto...LOL
Olha...vai-me dando p a dissertação :P
Ass: Srª Imperfeita mas c mt orgulho :D

Anonymous said...

Acho que os nossos erros resultam na maioria das vezes das situações imprevistas em que a vida nos coloca e o que mais gosto nessa citação é a ideia de que a beleza da vida é precisamente esse imprevisto. Não sei como está o livro porque nunca o li mas toda a beleza do filme vem dos imprevistos que ligaram as personagens principais e que as levaram a cometer esses "erros" que as tornam "tão mais interessantes" :D
E vê lá se te pões fina que não me está a apetecer aprender linguagem gestual :P

Sara SC said...

Sem dúvida, Pedrito! Se a nossa vida fosse algo 100% certo e sem esses imprevistos de q falas, não teria metade da beleza!! No livro essa ideia ainda é mais clara. Se quiseres posso emprestar-to (Pt ou En??)
E eu bem me kero por fina...já n aguento o meu silêncio...LOOOOL
BTW, n é linguagem, é língua gestual :P

Anonymous said...

Yes, Mam :P

ccunha said...

Ó Sara eu bem sei que desde que me conheceste nunca mais foste a mesma...

Sara SC said...

Confesso q ainda estou a recuperar do trauma :P (brincadeirinha...n me batas q sou pekenina e nem posso gritar...LOL)

grão de pó said...

pedro, um add-on pequenito: não é linguagem, é língua gestual (instituída como tal em 1995)
:)

Sara SC said...

I told you so, Pedrito!!
E olha q a Andreia sabe..é "cursada" em língua gestual :D

Anonymous said...

Eh lá! Se uma senhora "cursada" assim o diz quem sou eu para questionar - pois que seja língua gestual :D