Monday, October 01, 2007

No Kid?!

Já tinha lido este artigo na revista Sábado, há duas ou três semanas, mas hoje recebi-o por e-mail e tornei a achá-lo profundamente exagerado!

É certo que não sou mãe mas sou tia e acompanho muito de perto a minha sobrinha!! Não tenho, nem nunca tive, uma ideia idílica das crianças, do tipo "Ah, são o melhor do mundo!!" (aliás esta frase sempre me irritou!!) e, ao contrário de muitas mulheres, também nunca tive nenhuma especial paixão por bebés, daquelas que as leva a nutrir um carinho inato por qualquer ser humano de idade inferior a 6 anos que se cruze com elas na rua!!

No entanto, não posso deixar de considerar o que diz Corinne Maier, a autora do livro No Kid, um verdadeiro exagero, somente congeminado para ser polémico e render dinheiro! Dinheiro esse com o qual ela irá, quiçá, comprar presentes aos filhos a quem chamou empecilhos...acho que já agora também têm direito a parte dos lucros, não!?!?

As crianças são seres humanos tal como os adultos, esses que também um dia já foram crianças!! E tal como os adultos, há crianças com diferentes tipos de personalidade!! O que nós devemos é educá-las da melhor forma, dando-lhes a oportunidade de crescer e de se tornarem adultos bem formados, responsáveis e conscientes!! Essa mesma oportunidade que um dia outros nos deram a nós!!

Quanto ao parto, à amamentação and so on, já existem hoje em dia muitas formas de melhorar todo o processo!! Não sou nenhuma defensora acérrima do que é natural, como muitas que ainda defendem o parto sem epidural!! Se a medicina e a ciência evoluíram no sentido de evitar a dor e aligeirar ao máximo a condição da parturiente, não vejo porque não usufruir disso!! Contudo, penso que é algo natural pelo qual muitos seres vivos, e não apenas humanos, passaram e hão de continuar a passar e como tal não entendo a ênfase dada à coisa!! Estar grávida não é um estado de graça! É um estado temporário pelo qual quem quer ser mãe tem de passar...sem fantasias cor de rosa mas também sem fazer tempestades absurdas!!

É verdade que, de uma forma geral, ser mãe (e ser pai) implica sacrifícios e restrições, infelizmente a umas mais do que a outras, mas não me parece que hoje em dia se possa dizer que uma mulher não teve direito de escolha e que foi levada ao engano pela idílica imagem que a sociedade pinta do acto de procriar e educar uma criança!

Todos sabemos que não é fácil ter filhos e que deixamos de poder fazer as nossas escolhas pensando exclusivamente em nós!! Ora, como é algo que não se pode voltar atrás, devemos, como adultos conscientes e não como crianças mimadas, ponderar os prós e os contra e decidir de forma responsável se queremos ou não ser mães!! Se não nos achamos em condições emocionais, sociais ou económicas para ter filhos, então há que ser honesta e assumir que não se quer, ou não se pode, ser mãe! Se por outro lado, optamos por sê-lo, há que ser responsável e saber viver com tudo o que essa decisão acarreta!! Eu, pessoalmente, não critico quem opta por não ter filhos tal como também não aplaudo quem decide tê-los!
São escolhas, opções de cada um!!

Não quero, contudo, soar demasiado dura! Sei bem que educar uma criança às vezes é desesperante e, parafraseando uma amiga, "só com muita sorte uma mãe não chora de desespero durante pelo menos os 3 primeiros anos de vida de uma criança"!! Acho é que também não é preciso exagerar e fazer das crianças verdadeiros monstros e do facto de se ser pai um tormento!!

E depois de me ter esticado com estas minhas considerações, deixo-vos o dito artigo sobre o polémico livro que despoletou tamanho discurso da minha parte! Para me redimir, não vou postar durante uma semana...LOL!



ps - para quem não está familiarizado com isto, clicar sobre as imagens para as ver em tamanho apropriado à leitura :D

4 comments:

ccunha said...

Coitada da senhora!
Deve andar com falta de alguma coisa...

Sarita, pocha, ficaste toda eriçada!!!
E a verdade é que não é para menos!
Concordo absolutamente contigo!
Palavras para quê?
Já disseste tudo!

Anonymous said...

Eu estava assim a modos que a pensar se devia comentar este teu post ou não. Tem um tom tão feminino que não me queria meter :P
Só que tenho de dizer uma coisa. Acho que muitas mulheres acabam por ter filhos porque o período para o fazerem é limitado e não se querem arrepender mais tarde e já não ter volta a dar. E depois eventualmente sentem-se frustradas mais tarde por tudo aquilo de que tiveram de abdicar.
É só uma opinião porque também não sou pai nem convivo muito com crianças mas sei que dão trabalho e muito :S

Anonymous said...

Pá, isso é q foi inspiração amiga! Subscrevo o teu manifesto anti-manifesto :D

Anonymous said...

ah, e agora venho cá todos os dias p ver se te aguentas calada uma semana cm prometeste HIHIHI