Wednesday, October 10, 2007

Saudade do que nunca se viveu!!

Alguma vez tiveram uma estranha sensação de saudade daquilo que nunca viveram?!

Enfim, não sei se é um mal só meu, mas às vezes invade-me um sentimento de saudade de qualquer coisa que sei que nunca vivi e/ou que nunca vou viver, desencadeado por um qualquer motivo que nem sei bem precisar (algo que leio, que vejo, que ouço...)!

Não é que seja uma sensação nova (sou atacada por este tipo de saudosismo* desde miúda) mas a verdade é que me tem vindo a acontecer com mais frequência nos últimos anos.

No outro dia, falando sobre isto com uns amigos, cheguei à conclusão que tal até terá a sua lógica já que, à medida que crescemos e fazemos as nossas opções de vida, o leque de oportunidades e de alternativas vai-se estreitando. Ao seguirmos por um determinado caminho estamos, inevitavelmente, a deixar de seguir por outros tantos! E não é que se desgoste do caminho que se escolheu ou das opções que se tomou mas apenas a curiosidade de como seria se se tivesse podido concretizar outros sonhos!! Infelizmente, o tempo de vida do ser humano é demasiado escasso para tudo aquilo que a nossa alma anseia por viver!!

Ai, ai...crescer é tramado e estar afónica dá-me para a metafísica!! Sorry :D

* Não sei se designe por saudosismo ou nostalgia este tipo de sentimento! Eu por mim entendo nostalgia como sendo saudade de algo que sabemos não poder tornar a viver, por isso talvez o termo nostalgia se adeque melhor ao presente caso!

11 comments:

Rik said...

you old hag!!!!

Sara SC said...

Lá terei de remeter p a Wikipédia!! Enfim, eu bem sei que sou uma "young and beautiful goddess" mas por modéstia não gosto de o estar sp a relembrar :P

"Hags as sovereignty figures abound in Irish mythology. The most common pattern is that the hag represents the barren land, who the hero of the tale must approach without fear, and come to love on her own terms. When the hero displays this courage, love, and acceptance of her hideous side, the sovereignty hag then reveals that she is also a young and beautiful goddess."

(http://en.wikipedia.org/wiki/Crone)

ccunha said...

Ai ai...
Eu bem sei o que isso é!
Quantas vezes não sinto eu saudades de não ter vivido a boa vida que teria neste momento se tu tivesses seguido o meu conselho...
Aquele que nos levaria a abrir uma empresa, onde em vez de trabalharmos que nem umas escravas, mandava-mos os outros fazê-lo!
Ai ai...

Sara SC said...

Ai, ai...acredita :S
Nem sei como me redimir de tal erro...sniff, sniff!!

Anonymous said...

É como te disse - também sinto isso às vezes. É a saudade de cenas que gostarias de ter feito e que não fizeste para poderes fazer as fazes agora. Olha é a PDI :P

Sara SC said...

Opah...mas vocês kerem parar de me chamar velha?!?! Mal-educados...nunca ng vos disse q n se comenta a idade de uma senhora?!!?
PDI, PDI...e eu lá sei o q isso é?!!?
O Rik ainda pode falar pq é uma criança de 25 mas tu, Pedro?? Esqueceste q levas 1 ano de avanço??!!...hihihihi

ccunha said...

Sara por favor!
A idade é essência de experiência e sapiência...

Bonito hã?
Obrigado!

Rik said...

yeah right!!!

Anonymous said...

mas eu não te chamei velha minha criança de 27 anos :P
nunca ouviste dizer que os bons vinhos melhoram com a idade :D

Sara SC said...

Ahhhh...gostei!! Assim está melhor :D

ccunha said...

Isso foi para mim Riki???