Sunday, October 28, 2007

Together since 1957!!

Esta semana estive a participar nas reuniões do Grupo Europeu de Peritos em Avaliação de Impacte Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica. Foi uma experiência nova para mim e apesar de ter sido uma semana intensa de trabalho foi também muito gratificante!!

Todos os 27 Estados Membros estavam representados e as sessões de trabalho foram presididas por dois representantes da Comissão Europeia. Apesar da abordagem aos temas em discussão ter sido mais teórica do que eu gostaria, foi bom ouvir a experiência dos outros EM nestas matérias e perceber que, na generalidade, todos nos deparamos com os mesmos problemas e limitações. Mas mais relevante ainda foi conhecer as diferentes soluções que cada país criou para ultrapassar esses mesmos problemas e verificar os resultados obtidos.

Talvez por ser a minha primeira incursão nestas andanças estive muito atenta e dediquei-me a procurar entender as diferentes abordagens de cada EM tendo em conta a sua realidade...e fiquei verdadeiramente espantada com a diversidade e riqueza do trabalho que se conseguiu produzir no final!!

É certo que nestas reuniões se perde muito tempo com pequenas questões irrelevantes do ponto de vista técnico (e que por vezes se tornam até contraproducentes) mas que na verdade são cruciais em termos legais e diplomáticos. É mais que claro que a União Europeia enfrenta um período de grandes desafios e que gerir os interesses de 27 países com realidades socio-económicas e culturais tão distintas, em busca de um desígnio de bem-estar comum, implica um grande esforço e torna todos os processos de consenso mais morosos e delicados.

No entanto, durante estes dias fiquei convicta que se trabalharmos juntos podemos continuar a construir um espaço comum melhor para todos, em que todos seremos mais fortes do que se permanecermos sozinhos.

Enfim...só para dizer que apesar da descrença que muitos afirmam ter quanto ao futuro da UE, eu ainda continuo a acreditar no grande projecto Europeu!! Afinal, não é em vão que se comemora este ano o 50º aniversário do Tratado de Roma!!



1 comment:

Anonymous said...

Eu continuo a acreditar no "grande projecto Europeu" tal como tu, mas acho que actualmente a UE atravessa um momento de viragem e que quer queiramos quer não temos de admitir que a comunidade está a tornar-se algo muito diferente daquilo que conhecemos até aqui.