Friday, September 28, 2007

Para onde caminha este país?!

Como muitos de vocês ainda não tiveram o prazer de ver este grande momento de televisão, aqui vos deixo o vídeo da "entrevista" de Pedro Santana Lopes, à SIC Notícias, na passada 4ª feira.

Santana Lopes tinha sido convidado para comentar a situação interna do PSD e ao fim de pouco mais de um minuto da sua intervenção foi interrompido para uma ligação directa ao aeroporto da Portela onde acabara de aterrar José Mourinho!

Apesar de não ser particularmente adepta das opções políticas de Santana Lopes, devo dizer que nesta situação subscrevo inteiramente a atitude dele! Haja políticos para defenderem o velho lema de "quem não se sente não é filho de boa gente"! O facto de um canal de televisão como a SIC Notícias considerar a chegada de um treinador de futebol ao aeroporto (que nem uma palavra dirigiu aos jornalistas, e diga-se, nem tinha de o fazer) mais importante que analisar a crise que se desenrola no maior partido da oposição, leva-me realmente a questionar para que destino caminha este País! Reconheço que, provavelmente, a maioria da audiência preferia saber novidades de Mourinho a ouvir os comentários de Santana Lopes mas acredito também que os meios de comunicação social que se prezam devem, acima de tudo, ter como missão educar, e sem dúvida os gostos e interesses da população também podem e devem ser educados!!

Devo contudo fazer uma ressalva. Não sou inocente ao ponto de pensar que Santana Lopes teve esta atitude simplesmente por questões de ética e de princípio. Claro está que um político com a experiência dele sabia muito bem que deixar uma entrevista a meio teria muito mais impacte mediático do que qualquer apreciação política que pudesse ter feito!! Mas ainda assim, independentemente de qual tenha sido a sua verdadeira motivação, a indignação demonstrada teve, quanto a mim, toda a razão de ser!!

5 comments:

Rik said...

Concordo com a opinião da pirralhita (vulgo espécime Sarus Cabralis). Todos sabesmos que Die Santanen é um politico que vive da intriga e show off. Mas neste caso teve toda a razão.
As pessoas que conheço que não concordaram, foram pessoas que na sua maioria perceberam que ele disse que tinham cortado por causa de um treinador de futebol. Errado! O que ele disse foi "para ver chegar um treinador de futebol ao aeroporto".
Até a mim que sou um Zé Ninguem, me incomodaria se me convidassem para uma reportagem e depois cortassem para ver a Paris Hilton a ir para a prisão ou o Mourinho a chegar (sim porque, e não sei se vós sabeis, mas há uns tempos no Daily Show mostrarem exactamente o mesmo... comentadores politicos a serem interompidos nas suas análises da guerra e politica interna para mostrarem o carro da Paris Hilton a ir de casa para a prisão!)

Die Satanen, não é o estado do país, é o estado do mundo! ;)

E como me extiquei, vou fazer disto também um post no meu blog :P No entanto achei por bem partilhar com as mentes iluminadas da malta que gosta de ler a viciadinha que acorda para cheirar café :D

Sara SC said...

A pirralhita n viu esse Daily Show :( Fica-me o consolo dos tristes...pelo menos este tipo de histerismo n acontece só por cá :D
Mas no fim, Santana foi bem sucedido!! Todos falaram dele...e ainda conseguiu ser aplaudido, coisa q já n lhe acontecia faz mt...LOL!

Anonymous said...

Também concordo convosco! Compreendo bem a manobra mediática de Santana o que ainda assim não o faz deixar de ter razão. Só espero que isto sirva para que os media se controlem e tenham alguma noção da importância de cada tema. Bem, pelo menos durante os tempos mais próximos :P
Mas já agora, alguém ouvi alguma crítica ou opinião à questão levantada por Santana nos escassos momentos em que falou mesmo sobre a situação no PSD, a possibilidade de adiar as eleições até se esclarecer a história dos votos dos Açores?
Nada não é? Pois, bem me pareceu :P

ccunha said...

Gostei das mentes iluminadas!
Sempre me senti como tal, no entanto, não gosto de o apregoar para não ferir susceptibilidades...

Sara SC said...

Huumm...pois Pedrito, realmente n creio q tenha ouvido!! Acho q isso é elucidativo :P

Carlita, sua convencida :D