Saturday, September 15, 2007

Mulholland Drive

Ontem fui ver o Mulholland Drive de David Lynch! Era um daqueles filmes que quis muito ver na altura em que estreou (creio que esteve nas salas de cinema em 2002) mas que por inúmeras razões nunca tinha conseguido fazê-lo.

Aproveitámos então e fomos usufruir de mais uma bela noite de cinema ao ar livre, na esplanada da
Cinemateca. Antes de mais, para quem não conhece o espaço, conselho-vos a darem um saltinho até lá. Os bilhetes para estas sessões de cinema custam 3 euros, com direito a uma "soft drink". Caso a programação cinematográfica não vos agrade, podem ficar-se apenas por um cafezinho no bar e usufruirem de um ambiente muito agradável!


Mulholland Drive revelou-se um típico filme de Lynch, fazendo lembrar o Twin Peaks em todo o seu esplendor. Até metade da segunda parte, a história desenvolve-se de forma perceptível, ou seja, embora misteriosa e estranha, pensa-se estar perante uma história de contornos policiais envolta num certo "suspense" mas que no fim se revelará lógica e encerrará em si as respostas a todas as questões que nos vão surgindo. Mas eis que o realizador não nos dá esse gostinho e precisamente no momento em que pensamos ir descobrir tudo o que se passa, a história dá uma volta de 180º graus!! É aí que todas as teorias que fomos tecendo caem por terra e nos apercebemos que estamos mais uma vez no universo paralelo que David Lynch adora criar!!

Aparentemente, a primeira parte do filme não foi mais que um sonho da personagem principal (Betty Elms/Diane Selwyn numa interpretação excelente de Naomi Watts)!! E é aqui que o filme se torna interessante, porque só através da transformação onírica do sonho é possível tentar explicar o que poderá ter acontecido na realidade!!

Como é usual nestes casos, cada um tem a sua interpretação e acaba-se a noite em alegre debate, com inúmeras propostas de possíveis soluções para o mistério!! Apesar de, na generalidade, preferir filmes que "façam sentido", acho que de vez em quando faz bem escaparmos aos finais totalmente fechados que a maioria dos filmes nos oferece e deixar o caminho livre à nossa própria imaginação!!

Por isso, àqueles que ainda não viram este filme, recomendo que o façam e aos que já viram, recomendo que revejam e depois aproveitem para dar uma espreitadela às 10 dicas que David Lynch deixou no
site do filme, para nos ajudar a deslindar o caso.

No comments: