Wednesday, September 12, 2007

E ainda os 80s...

Depois de um comentário de um amigo que dizia não compreender os 80s, e depois de ontem estar a tomar um café com algumas pessoas que adoram as noites "retro" dos 80s (as quais têm vindo a proliferar pelas discotecas da capital), aproveito para dar a minha interpretação dos factos!

Não tenho nenhuma paixão especial pelos 80s. Acho que houve muito "lixo" musical, é certo, mas isso também houve nos 90s (basta lembrar as boysbands que nasceram como cogumelos)! Mas nem tudo foi mau! Também surgiram bandas de valor, que foram determinantes para abrir caminho ao que se lhes seguiu. Bandas que fizeram bons trabalhos, p.e. os Metallica surgem com alguns dos seus melhores álbuns ainda na década de 80. E os Cure?? Robert Smith foi único e criou um estilo totalmente novo de "rock star". Sei que neste ponto sou tendenciosa porque adoro os Cure, mas acho que foram bons nos 80s, continuaram a sê-lo nos 90s e até hoje. A prova é que há quem nunca tenha conhecido os Cure no "activo" propriamente dito (ou seja, não foram impregnados pela rádio, fenómeno que muito sucede...acaba-se por incorporar um música à força de tanto a passarem na rádio!! Vencem-nos pelo cansaço...LOL), mas ainda assim descobrem os seus álbuns e tornam-se fãs. E há muitos outros exemplos de bandas que perduraram além dos 80s e que continuam a ser ouvidas por muitos (mesmo que algumas nem tenham editado mais nenhum álbum)...INXS, Depeche Mode, Queen, Morrissey, Faith No More...

Realmente tenho vindo a assistir a um reavivar dos sons dos 80s (as ditas noites "retro" e a rádio M80 ajudam!!). Ora a música é talvez a melhor forma de recordarmos determinados momentos e épocas da nossa vida. Acho que este reavivar se deve ao facto de começarmos a ter uma geração que cresceu nos 80s e que, estando agora nos maduros 30, começa a entrar na idade da nostalgia! Resultado: nada melhor do que reciclar os sons da juventude, ainda que agora até já nem se goste muito desses sons...mas é "para recordar".


Embora não me inclua muito nesta geração, já que os 80s foram a década da minha infância, não deixo de achar piada a algumas das "pinderiquices" características desses anos e de, na verdade, gostar de alguns ex libris dessa época!!

Para os fãs dos 80s fica uma dica que me deram ontem: o Bauhaus, no Estoril (para alguns de nós, a discoteca dos nossos early teens :D), tem uma noite de 80s, nas primeiras 6ª feiras de todos os meses! Óptimo para matar as saudades das grandes noites do Rockline!!

2 comments:

Anonymous said...

Ás vezes sabe bem recordar mesmo o que foi uma década foleira, muito foleira :D Só de me lembrar dos vídeos da Madonna parto-me a rir!

ccunha said...

E o Plateau?
Ai que saudades...