Monday, September 17, 2007

Dubai

Uma amiga minha esteve recentemente no Dubai, a trabalho, e quando regressou vinha admirada com a prosperidade desta cidade, capital dos Emirados Árabes Unidos. Prosperidade não só económica mas científica, tecnológica e cultural!

Como "recuerdo" da sua viagem fui presenteada com um livro sobre a história do Dubai e da fundação dos Emirados Árabes Unidos! Terminei de ler o livro este fim de semana e logo por coincidência leio hoje este artigo no Expresso: Nas margens do deserto, por Pedro Sousa.

Ao contrário do que se possa pensar, a economia do Dubai não está alicerçada na exploração de petróleo mas sim nos intensos fluxos comerciais registados na zona franca do porto de Jebel Ali, um dos mais movimentados do mundo! Para incentivo à instalação de empresas multinacionais foram criados mecanismos de isenção comercial e fiscal. Actualmente, o Dubai conta com as melhores infraestruturas de transporte e de distribuição de energia e com excelentes sistemas de educação, saúde e assistência social. Também o turismo verificou um forte incremento com a construção de empreendimentos de luxo (construções faraónicas é certo...como p.e. ilhas artificias) e a oferta de serviços de elevada qualidade. Tudo isto faz da cidade uma das mais desenvolvidas do mundo!

Mas o que mais encantou essa minha amiga (e a mim também, embora via literária..lol) foi o curto espaço de tempo em que todo este desenvolvimento se deu e principalmente o facto de em muito se dever à obra de um homem só: Al-Maktoum,
que um dia olhou para aquilo que era um território inóspito e sonhou torná-lo próspero! Teve capacidade de visão e noção de desenvolvimento estratégico e sustentado a longo prazo!

O simples facto de se dispor dos meios e dos recursos necessários pode ser inútil quando não se dispõe da inteligência e visão estratégica necessárias para os saber aplicar e fazer perdurar a longo prazo. A história do Dubai mostra-nos exactamente o oposto, como um território pobre e agreste conseguiu criar os seus próprios meios de sobrevivência.
Lá diz o velho ditado chinês: "Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar"

ps - Obrigada, Ana, por me dares a conhecer as paragens longínquas por onde andas :)


Palm Island, a célebre ilha artificial em formato de palmeira, Dubai

6 comments:

ccunha said...

Querida amiga, obrigado por estes teus posts culturais!
Já que no dia-a-dia já não tenho o prazer de ir ouvindo as tuas lições de cultura geral à medida que vão surgindo assuntos, ideias e temas interessantes, vou aproveitanto estes momentos para me "cultivar"
;)

PS: Continuo à espera do post sobre política! Devo ser das poucas pessoas que não percebe nada de nada do tema!
Mas mesmo nada!

Sara SC said...

Carlita, minha amiga, tens de agradecer é à Ana q me deu a conhecer a história do Dubai!! Ela sim é um poço de cultura historico-geográfica :)
De qq forma, sp podemos aproveitar a dica p sonharmos com umas belas férias naquela ilhotazita, q tb deve ser baratita...LOL!!
O prometido post de enquadramento político está a ser cozinhado!! N me esqueci de ti, fica descansada :*

ccunha said...

Ah, ok!
Aqui vai: "Obrigado Ana"
:)

Anonymous said...

Posso ir contigo? :P lol

Sara SC said...

Onde? De férias cmg p a ilha? Bora lá Pedrito....mas acho q dp já n voltamos :D

ccunha said...

Hum...
Outro convite... e só de ida...
Estranho...