Tuesday, September 25, 2007

A metáfora de Bush!

Uma vez que o comentário da minha amiga Carla tem estado a despertar a curiosidade de muitos, aqui vos deixo o devido post de esclarecimento!

Em conferência de imprensa, na passada 5ª feira, dia 20, George Bush defendeu as opções estratégicas norte americanas no Iraque alegando a impossibilidade de estabelecer uma democracia face ao cenário actual do país. Com o intuito de explicar que o regime opressivo e violento de Saddam Hussein tinha aniquilado qualquer possibilidade de surgir um líder que unificasse o Iraque e impedisse a violência sectária no país, Bush socorreu-se da seguinte metáfora:

"I heard somebody say, Where’s Mandela? Well, Mandela’s dead because Saddam Hussein killed all the Mandelas.”

Claro está que surgiram imediatamente reacções e a polémica acentuou-se com o comunicado divulgado pela Reuters, no qual Achmat Dangor, da Fundação Nelson Mandela, afirma:

"It's out there. All we can do is reassure people, especially South Africans, that President Mandela is alive."

E é este o relato dos acontecimentos a que se referia o comentário deixado pela Carla.

A verdade é que Sócrates pode ter tido uma saída pouco feliz com o uso do termo "sympathetic" é certo, mas Bush não deixou créditos em mãos alheias e provou continuar a ser "O Rei das Gafes", com esta infeliz opção metafórica!!

Como não consegui encontrar a transcrição desta conferência de imprensa no site da Casa Branca, deixo-vos o respectivo vídeo com o excerto em causa.



11 comments:

ccunha said...

Ena ena!
Nunca a minha pessoa, ou melhor, um comment da minha pessoa, tinha suscitado tamanha curiosidade!
Ainda mais, sobordinado ao tema "ACTUALIDADE"
E esta, ein?

Anonymous said...

Vindo de quem vem tudo é infeliz e as metáforas não haviam de ser excepção.

Sara SC said...

Carlita, tu estás sp lá...em cima do acontecimento!!
Efficient and effective as always! Cheers, S :P

Rik said...

Embora cru demais, pela primeira vez não achei que uma metáfora do Bush fosse má... shoot me if you will, mas o que distingue o Iraque de outros sitios onde a democracia acabou por vingar é a falta de uma figura popular capaz de unir o povo!
E de certa maneira, o Saddam matou esses possiveis "Mandelas" durante a sua governação.
Therefore, não me pareceu exagerado, apenas mal dito.

Sara SC said...

I won't shoot you Rik...LOL! Repara, eu compreendo onde é que ele quer chegar com esta metáfora e não deixo de concordar que a hipótese de surgir um "Mandela" num país como o Iraque é mínima se n nula, o que claro n quer dizer que concorde com as opções estratégicas dos Estados Unidos! Mas o que foi infeliz foi a escolha da metáfora no presente momento, em que todos conhecem o estado de saúde debilitado de Mandela! Foi no mínimo falta de sensibilidade!! E, como é óbvio, a Reuters logo aproveitou a deixa e descontextualizando a afirmação, gerou uma polémica inútil!!

Rik said...

Ok I'll give you that. O timing não terá sido mais oportuno, MAS, a imprensa é que transformou isto numa gafe de tamanha dimensão.

Provavelmente o homem nem sabe quem é (ou foi aaaaaaargh estou confuso) o Mandela ;). Vamos lá a ser tolerantes :D

Anonymous said...

É verdade que esta polémica nem é polémica. Foram simplesmente os media a quererem abrir os noticiários com uma frase estrondosa do género: "Bush pronounces Mandela dead". Todos entendemos a metáfora que, aliás, nem é um original de Bush. O próprio embaixador dos EUA no Iraque, Ryan Crocker, já tinha feito esta comparação na semana anterior. Mas é como tu dizes Sarinha, a metáfora é uma falta de sensibilidade e tacto diplomático, independentemente de quem a use. Só que saída da boca de Bush, rende mais jornais!!

Sara SC said...

Ora nem mais...a importância daquilo que se diz depende da importância daquilo que se é!!
E coitado do Bush, se calhar n sabe mm quem é Mandela e limitou-se a plagiar a frase de Crocker :D

ccunha said...

É pá, desculpem lá...
Mas vocês estão a precisar de beber qualquer coisa para descontrair!
Sei lá... umas caipirinhas... p´raí umas 20!

ccunha said...

Bolas...

Sara SC said...

Eu alinho mas só se forem caipiroskas!! Sou mt fina eu...prefiro a Vodka à Água Ardente de Cana..lol