Monday, September 10, 2007

Boulevard of Broken Dreams

Desde que me lembro de andar às voltas com os livros de pintura do meu pai, que Edward Hopper é um dos meus pintores preferidos. Eu sei que muitos me disseram já que é um pintor menor do realismo americano, mas isso pouco me importa. Gosto dos quadros dele, da forma como retrata momentos quotidianos e de como nos faz viajar até à América dos anos 40. Há uma intensidade de cores e um contraste de luz e de sombra que me fascinam. Como foi um encanto que surgiu em tão tenra idade, acredito que mais genuíno não poderia ser!

Entre as várias obras do pintor, uma das minha preferidas é este Nighthawks.


Sabendo que não tenho nenhuma reprodução de nenhum quadro de Hopper a enfeitar as paredes da minha casinha nova, um amigo meu, recentemente chegado da "big apple", trouxe-me de presente uma mutação da obra original, o Boulevard of Broken Dreams (sim, como a música dos Green Day!!) de Gottfried Helnwein, artista que desconhecia por completo.

O quadro é em tudo semelhante à cena original embora as personagens sejam caras conhecidas: o empregado é Elvis Presley, a mulher de vermelho Marilyn Munroe, o homem que a acompanha Humphrey Bogart e o homem sozinho James Dean.

Resultado: adorei a prenda, talvez mais do que se fosse o próprio Nighthawks (que sacrilégio...LOL), porque não só reproduz um quadro que gosto muito como ainda inclui 2 dos meus actores preferidos da época dourada de Hollywood (Bogart e Dean)!! E todos parecem perfeitos naquele cenário!!

Enfim, já está pregadíssimo na parede do meu escritório cá de casa, a fazer-me companhia em frente à secretária!!

OBRIGADA PEDRITO :)

3 comments:

Anonymous said...

Nem é preciso agradeceres Sarinha. Impossível ver esse quadro e não me lembrar de ti!

Anonymous said...

Um miminho, esse escritório :P

ccunha said...

Sem menosprezar os pintores citados...
Se querias um quadro pedias que eu pintava-te um!

Agora sério, é mesmo espectacular o quadro! Sim senhor! E é mesmo a tua cara!