Sunday, September 30, 2007
The Cure em Portugal!!
Será dia 8 de Março do próximo ano, no Pavilhão Atlântico!! And I can hardly wait :)
Os bilhetes estão à venda desde a passada 6ª feira e variam entre 28 e 40 euros!!
Como mimo, hoje deixo-vos uma das minhas preferidas, Just like Heaven!! Confesso que por muitos anos que passem, não me canso de saltar e cantar a plenos pulmões mal ouço estes acordes iniciais...
ps - aqui está uma pérola dos 80s que ainda brilha neste novo milénio :P
Friday, September 28, 2007
Para onde caminha este país?!
Santana Lopes tinha sido convidado para comentar a situação interna do PSD e ao fim de pouco mais de um minuto da sua intervenção foi interrompido para uma ligação directa ao aeroporto da Portela onde acabara de aterrar José Mourinho!
Apesar de não ser particularmente adepta das opções políticas de Santana Lopes, devo dizer que nesta situação subscrevo inteiramente a atitude dele! Haja políticos para defenderem o velho lema de "quem não se sente não é filho de boa gente"! O facto de um canal de televisão como a SIC Notícias considerar a chegada de um treinador de futebol ao aeroporto (que nem uma palavra dirigiu aos jornalistas, e diga-se, nem tinha de o fazer) mais importante que analisar a crise que se desenrola no maior partido da oposição, leva-me realmente a questionar para que destino caminha este País! Reconheço que, provavelmente, a maioria da audiência preferia saber novidades de Mourinho a ouvir os comentários de Santana Lopes mas acredito também que os meios de comunicação social que se prezam devem, acima de tudo, ter como missão educar, e sem dúvida os gostos e interesses da população também podem e devem ser educados!!
Devo contudo fazer uma ressalva. Não sou inocente ao ponto de pensar que Santana Lopes teve esta atitude simplesmente por questões de ética e de princípio. Claro está que um político com a experiência dele sabia muito bem que deixar uma entrevista a meio teria muito mais impacte mediático do que qualquer apreciação política que pudesse ter feito!! Mas ainda assim, independentemente de qual tenha sido a sua verdadeira motivação, a indignação demonstrada teve, quanto a mim, toda a razão de ser!!
Thursday, September 27, 2007
Alguém acuda ao Salão Nobre do Conservatório, por favor!
Encontra-se em assinatura uma petição on line para que sejam feitas, urgentemente, as tão necessárias obras de recuperação do Salão Nobre do Conservatório de Lisboa. Esta é uma sala de espectáculos de uma beleza arquitectónica única (basta-se dizer que os tectos são obra do pintor José Malhoa), com uma acústica fantástica, inaugurada em 1881 e palco de importantes actuações! Nos anos 40 foi sujeita a amplas obras de remodelação mas desde então não houve qualquer intervenção de manutenção/modernização e o espaço encontra-se agora em risco!
Venho por isso apelar à vossa assinatura!! A petição encontra-se disponível aqui!
Esta iniciativa foi lançada pelo movimento Fórum Cidadania de Lisboa.
Takes 2 to Tango!!
Não vou estar aqui a descrever a 1001 peripécias que me levaram a mim e a umas amigas a trocarmos tudo e a acabarmos no workshop errado mas é como se diz, há males que vêem por bem e a verdade é que desde então me apaixonei por este estilo de dança! Sim, porque pelos sons do tango já me tinha apaixonado faz muito (Gotan Project estão no Top da minha playlist)!
De início torci o nariz: o Tango sempre me tinha parecido uma dança muito teatral, como se tudo fosse muito encenado e sempre com coreografias de paixões exacerbadas, amores não correspondidos, ciúmes e outros tantos sofrimentos dessa natureza!!
Só que entre ver dançar ao longe e sentir o ritmo de perto e experimentar, vai uma grande diferença!! E pronto...rendi-me :)
Sei que se costuma dizer que o Tango é sensualidade mas acho que é muito mais do que isso! Tem uma força, uma garra especial!! É uma dança para quem é apaixonado sim, mas apaixonado pela vida em si mesma...e isso é contagiante!!
E para vos cativar também, deixo-vos 2 vídeos de 2 dos melhores pares de dançarinos de Tango da actualidade: Juan Capriotti/Graciana Romeo e Julio Luque/Veronique Guide. Estes dançarinos vão estar em Lisboa, no próximo dia 20, a acompanhar o quinteto argentino Tango Quattro, na Aula Magna!! Eu lá estarei :)
Juan Capriotti/Graciana Romeo (vídeo gravado em Lisboa, num registo electrónico)
Julio Luque/Veronique Guide (excertos reunidos, ao som de Tango Quattro e num registo de tango argentino mais tradicional)
Wednesday, September 26, 2007
The funny little man, with the funny little moustache!!
Já levava alguns bons títulos no belo cestinho amarelo quando de repente vi o DVD da série do Poirot e nem hesitei...blop*, DVD para dentro do cesto também!!
Com a minha idade já o meu pai tinha lido todos os livros da Agatha Christie e o detective Hercule Poirot era um dos seus protagonistas preferidos. Quando a série passou na RTP, no início dos anos 90, lembro-me que vimos quase todos os episódios juntos e que ficava maravilhada com a forma como o meu pai conseguia descobrir quem era o assassino e o seu modus operandi nem bem o episódio ia a meio!! Podem imaginar que a desilusão de descobrir que ele conhecia os livros de trás para a frente foi pior do que descobrir que o Pai Natal não existe...LOL!!
Mas o que importa mesmo é que nunca me esqueci de uma expressão que o meu pai, parafraseando o famoso detective belga, sempre me disse e ainda diz e que eu sempre usei e ainda uso como máxima de vida:
"It is the brain, the little grey cells on which one must rely. One must seek the truth within, not without."
Ontem, lá estivemos todos a matar saudades do "funny little man, with the funny little moustache", enquanto revíamos "Five Little Pigs" e "Death on the Nile"!! David Suchet é simplesmente excelente!! Já li todos os livros de Poirot, à excepção do "Curtain: Poirot's Last Case" (recuso-me a ver morrer Poirot...lol), e em nenhum consegui imaginar outra figura que melhor encarnasse este sui generis detective!!
Deixo-vos o vídeo de abertura da série para que também vocês possam matar saudades!!
* Se alguém se lembrar de uma onomatopeia melhor para o som de um DVD a cair dentro de um cesto de plástico da FNAC, é favor sugerir :)
Tuesday, September 25, 2007
A metáfora de Bush!
Em conferência de imprensa, na passada 5ª feira, dia 20, George Bush defendeu as opções estratégicas norte americanas no Iraque alegando a impossibilidade de estabelecer uma democracia face ao cenário actual do país. Com o intuito de explicar que o regime opressivo e violento de Saddam Hussein tinha aniquilado qualquer possibilidade de surgir um líder que unificasse o Iraque e impedisse a violência sectária no país, Bush socorreu-se da seguinte metáfora:
Claro está que surgiram imediatamente reacções e a polémica acentuou-se com o comunicado divulgado pela Reuters, no qual Achmat Dangor, da Fundação Nelson Mandela, afirma:
E é este o relato dos acontecimentos a que se referia o comentário deixado pela Carla.
A verdade é que Sócrates pode ter tido uma saída pouco feliz com o uso do termo "sympathetic" é certo, mas Bush não deixou créditos em mãos alheias e provou continuar a ser "O Rei das Gafes", com esta infeliz opção metafórica!!
Como não consegui encontrar a transcrição desta conferência de imprensa no site da Casa Branca, deixo-vos o respectivo vídeo com o excerto em causa.
Monday, September 24, 2007
Inglês Técnico ao mais alto nível!!
PRIME MINISTER SÓCRATES: "Thank you, Mr. President. It was a very sympathetic conversation with you. And thank you for the invitation and the opportunity to present to you what are the priorities for Europe in the months ahead. In particular, we had the opportunity to discuss the transatlantic relation, and importance to Europe on the relation with the United States. As a matter of fact, I don't see any strategic question for the world that don't demand, require the most -- better relations with Europe and United States."
Ora, traduzindo da forma mais comum, o nosso PM classificou a conversa com Bush como "muito complacente".
Entendendo que complacente significa condescendente/benévolo só parecem restar duas interpretações:
1 - A conversa, que se focou principalmente nos objectivos da presidência Portuguesa da UE, teve realmente um tom paternalista (quiçá, talvez Bush tenha tido pena da nossa posição no dilema diplomático da Cimeira Europa-África com Brown vs Mugabe!!)
Em qualquer um dos casos, foi uma escolha infeliz de vocabulário!!
Sunday, September 23, 2007
Se deste Outono...
"Se deste Outono uma folha,
apenas uma, se desprendesse
da sua cabeleira ruiva,
sonolenta,
e sobre ela a mão
com o azul do ar escrevesse
um nome, somente um nome,
seria o mais aéreo
de quantos tem a terra,
a terra quente e tão avara
de alegria."
Friday, September 21, 2007
CAReFUL
Trata de um projecto de investigação desenvolvido pelo Núcleo de Infra-Estruturas, Sistemas e Politicas de Transportes do IST, através do qual se pretende construir um modelo de evolução do parque automóvel português com o objectivo de compreender e quantificar o comportamento dos Portugueses perante a escolha de automóveis. Com base nesta informação, pretende-se posteriormente delinear medidas de política de transportes que induzam os consumidores a terem comportamentos e opções energética e ambientalmente mais sustentáveis.
Este projecto encontra-se actualmente em fase de recolha de dados para a calibração do modelo, tendo sido criado um inquérito online para esse fim.
Pede-se assim a vossa colaboração tanto a nível de preenchimento deste inquérito, disponível em http://www.careful.org.pt/, como na divulgação do mesmo.
O sucesso deste projecto depende em muito da qualidade e quantidade de dados que consiga obter.
Wednesday, September 19, 2007
Tira a Teima...
Quanto a mim, já tenho a letra às voltas na cabeça :)
"Tem cuidado e tira a teima! Vê aquilo que sou ...
(...)
Eu dou tudo o que tenho, não funciono a meio gás!!
(...)
Tem cuidado e tira a teima porque aquilo que sou...fere, rasga, queima!"
Tuesday, September 18, 2007
Impressões do Concerto de Massive Attack!!
Antes de mais, digo-vos que nunca tinha assistido a nenhum concerto, ao vivo, deste duo britânico! É verdade, falhei a actuação há 3 anos atrás no SBSR!! Por isso, e porque tenho o Mezzanine entre os meus álbuns de eleição, a expectativa era grande!! E não me desiludi...
O concerto inaugurou-se ao som False Flags, inédito presente no Collected, o best of editado o ano passado. Seguiu-se Rising Son, que foi simplesmente perfeita, Karmacoma, Butterfly Caught, Teardrop, Angel e Safe From Harm (acho que devo ter falhado 2 ou 3 mas não tenho o alinhamento totalmente presente na memória...que me desculpem os meticulosos..lol)!!
A acrescentar à boa música, o espectáculo de luzes a acompanhar na perfeição os ritmos e, uma qualidade de som excelente, criaram um ambiente único no Coliseu!! Ao longo do concerto, foram sendo projectadas, num painel colocado em palco, informações como número de mortos no Iraque p.e.
Li hoje, numa crítica ao concerto, que Massive Attack não são, actualmente, uma banda da moda e que por isso quem estava presente eram verdadeiros admiradores do seu trabalho e não ouvintes de momento. Não posso concordar mais!! Acredito que foi precisamente isso que tornou o concerto tão especial e fez com que se estabelecesse uma enorme empatia entre o público e a banda! E claro, a simpatia e a postura em palco de 3D e Daddy G são também dignas de nota. A acompanhá-los estiveram Horace Andy e Liz Fraser com uma voz de arrepiar a alma em Teardrop.
O encore incluiu Inertia Creeps, tão fantástica ao vivo como no Mezzanine, Unfinished Simpathy, o hino de sempre, e Group Four.
Resumindo e concluindo...um concerto fantástico que registo entre os melhores a que já assisti até hoje!!
ps - ao que parece, está previsto para o próximo ano o lançamento de um novo álbum...ficamos a aguardar :)
O Elevador da Glória...
Os elevadores (Glória, Bica, Lavra e Santa Justa) são sem dúvida ex-libris da cidade de Lisboa e ponto de passagem obrigatório para quem visita a capital ou para quem é apaixonado por ela.
Lembro-me de ter andado pela primeira vez no Elevador da Glória com o meu pai, num fim de tarde de Outono, tinha uns 5 anos talvez, e ter ficado surpreendida porque era muito íngreme (quando somos pequenos tudo nos parece exageradamente maior...lol)!!
O Elevador da Glória foi inaugurado a 24 de Outubro de 1885 para fazer o percurso de 256m entre os Restauradores e o Bairro Alto.
Em Abril de 2006, os serviços do elevador foram suspensos por causa das obras do Túnel do Rossio Inicialmente foi previsto que esse período de interregno fosse apenas de 6 meses, mas como nós Portugueses somos péssimos a fazer previsões, a reabertura dá-se apenas agora, 17 meses depois!!
O que importa é que o elevador está de volta ao activo e só apetece entoar aquela velha música dos Rádio Macau "desde este lugar sem história, até um lugar na história, vão apenas dois minutos, no elevador da Glória" (sim, de volta aos 80s...lol)!!
Por estes dias lá deverei ir revisitá-lo :)
ps - para aqueles que amam Lisboa antiga, resta agora saber quando voltará o Miradouro de Santa Luzia a estar em condições apresentáveis :(
Monday, September 17, 2007
Dubai
Como "recuerdo" da sua viagem fui presenteada com um livro sobre a história do Dubai e da fundação dos Emirados Árabes Unidos! Terminei de ler o livro este fim de semana e logo por coincidência leio hoje este artigo no Expresso: Nas margens do deserto, por Pedro Sousa.
Ao contrário do que se possa pensar, a economia do Dubai não está alicerçada na exploração de petróleo mas sim nos intensos fluxos comerciais registados na zona franca do porto de Jebel Ali, um dos mais movimentados do mundo! Para incentivo à instalação de empresas multinacionais foram criados mecanismos de isenção comercial e fiscal. Actualmente, o Dubai conta com as melhores infraestruturas de transporte e de distribuição de energia e com excelentes sistemas de educação, saúde e assistência social. Também o turismo verificou um forte incremento com a construção de empreendimentos de luxo (construções faraónicas é certo...como p.e. ilhas artificias) e a oferta de serviços de elevada qualidade. Tudo isto faz da cidade uma das mais desenvolvidas do mundo!
Mas o que mais encantou essa minha amiga (e a mim também, embora via literária..lol) foi o curto espaço de tempo em que todo este desenvolvimento se deu e principalmente o facto de em muito se dever à obra de um homem só: Al-Maktoum, que um dia olhou para aquilo que era um território inóspito e sonhou torná-lo próspero! Teve capacidade de visão e noção de desenvolvimento estratégico e sustentado a longo prazo!
O simples facto de se dispor dos meios e dos recursos necessários pode ser inútil quando não se dispõe da inteligência e visão estratégica necessárias para os saber aplicar e fazer perdurar a longo prazo. A história do Dubai mostra-nos exactamente o oposto, como um território pobre e agreste conseguiu criar os seus próprios meios de sobrevivência. Lá diz o velho ditado chinês: "Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar"
ps - Obrigada, Ana, por me dares a conhecer as paragens longínquas por onde andas :)
Sunday, September 16, 2007
Concerto de Massive - últimos preliminares
Saturday, September 15, 2007
Mulholland Drive
Aproveitámos então e fomos usufruir de mais uma bela noite de cinema ao ar livre, na esplanada da Cinemateca. Antes de mais, para quem não conhece o espaço, conselho-vos a darem um saltinho até lá. Os bilhetes para estas sessões de cinema custam 3 euros, com direito a uma "soft drink". Caso a programação cinematográfica não vos agrade, podem ficar-se apenas por um cafezinho no bar e usufruirem de um ambiente muito agradável!
Mulholland Drive revelou-se um típico filme de Lynch, fazendo lembrar o Twin Peaks em todo o seu esplendor. Até metade da segunda parte, a história desenvolve-se de forma perceptível, ou seja, embora misteriosa e estranha, pensa-se estar perante uma história de contornos policiais envolta num certo "suspense" mas que no fim se revelará lógica e encerrará em si as respostas a todas as questões que nos vão surgindo. Mas eis que o realizador não nos dá esse gostinho e precisamente no momento em que pensamos ir descobrir tudo o que se passa, a história dá uma volta de 180º graus!! É aí que todas as teorias que fomos tecendo caem por terra e nos apercebemos que estamos mais uma vez no universo paralelo que David Lynch adora criar!!
Aparentemente, a primeira parte do filme não foi mais que um sonho da personagem principal (Betty Elms/Diane Selwyn numa interpretação excelente de Naomi Watts)!! E é aqui que o filme se torna interessante, porque só através da transformação onírica do sonho é possível tentar explicar o que poderá ter acontecido na realidade!!
Como é usual nestes casos, cada um tem a sua interpretação e acaba-se a noite em alegre debate, com inúmeras propostas de possíveis soluções para o mistério!! Apesar de, na generalidade, preferir filmes que "façam sentido", acho que de vez em quando faz bem escaparmos aos finais totalmente fechados que a maioria dos filmes nos oferece e deixar o caminho livre à nossa própria imaginação!!
Por isso, àqueles que ainda não viram este filme, recomendo que o façam e aos que já viram, recomendo que revejam e depois aproveitem para dar uma espreitadela às 10 dicas que David Lynch deixou no site do filme, para nos ajudar a deslindar o caso.
Friday, September 14, 2007
Concerto de Massive - Preliminares 2
Thursday, September 13, 2007
Sabedoria Infinita
Jogo Portugal - Sérvia
"Ele [Dragutinovic] ia bater no Quaresma e eu defendi-o. Pergunta a ele se eu toquei nalgum cabelo dele".
Depois de ver com atenção as imagens do conflito, diria que realmente no cabelo o nosso seleccionador não tocou! Já quanto a acertar com um murro na cara de Dragutinovic, se efectivamente não o chegou a conseguir concretizar foi porque o jogador sérvio se desviou!!
Deixo-vos o vídeo para que digam de vossa justiça.
Percebo que, face a uma exibição tão pobre da nossa selecção (parece que estamos a ficar especialistas em empates a escassos minutos do final da partida), qualquer treinador que se preze fique exaltado, mas é preciso saber manter a calma e acima de tudo o fair play! Não digo com isto que os jogadores portugueses e sérvios envolvidos no tumulto se tenham "portado bem" mas acho que um treinador deve dar o exemplo e repudiar este tipo de episódios, nunca alimentá-los!!
Wednesday, September 12, 2007
Hold On
E ainda os 80s...
Não tenho nenhuma paixão especial pelos 80s. Acho que houve muito "lixo" musical, é certo, mas isso também houve nos 90s (basta lembrar as boysbands que nasceram como cogumelos)! Mas nem tudo foi mau! Também surgiram bandas de valor, que foram determinantes para abrir caminho ao que se lhes seguiu. Bandas que fizeram bons trabalhos, p.e. os Metallica surgem com alguns dos seus melhores álbuns ainda na década de 80. E os Cure?? Robert Smith foi único e criou um estilo totalmente novo de "rock star". Sei que neste ponto sou tendenciosa porque adoro os Cure, mas acho que foram bons nos 80s, continuaram a sê-lo nos 90s e até hoje. A prova é que há quem nunca tenha conhecido os Cure no "activo" propriamente dito (ou seja, não foram impregnados pela rádio, fenómeno que muito sucede...acaba-se por incorporar um música à força de tanto a passarem na rádio!! Vencem-nos pelo cansaço...LOL), mas ainda assim descobrem os seus álbuns e tornam-se fãs. E há muitos outros exemplos de bandas que perduraram além dos 80s e que continuam a ser ouvidas por muitos (mesmo que algumas nem tenham editado mais nenhum álbum)...INXS, Depeche Mode, Queen, Morrissey, Faith No More...
Realmente tenho vindo a assistir a um reavivar dos sons dos 80s (as ditas noites "retro" e a rádio M80 ajudam!!). Ora a música é talvez a melhor forma de recordarmos determinados momentos e épocas da nossa vida. Acho que este reavivar se deve ao facto de começarmos a ter uma geração que cresceu nos 80s e que, estando agora nos maduros 30, começa a entrar na idade da nostalgia! Resultado: nada melhor do que reciclar os sons da juventude, ainda que agora até já nem se goste muito desses sons...mas é "para recordar".
Embora não me inclua muito nesta geração, já que os 80s foram a década da minha infância, não deixo de achar piada a algumas das "pinderiquices" características desses anos e de, na verdade, gostar de alguns ex libris dessa época!!
Para os fãs dos 80s fica uma dica que me deram ontem: o Bauhaus, no Estoril (para alguns de nós, a discoteca dos nossos early teens :D), tem uma noite de 80s, nas primeiras 6ª feiras de todos os meses! Óptimo para matar as saudades das grandes noites do Rockline!!
Tuesday, September 11, 2007
Concerto de Massive - Preliminares 1
Este tema conta com a participação de Terry Callier e é uma das músicas que adoraria ouvir no concerto!!
11 de Setembro
Não, hoje não vou escrever nenhum post sobre o 11 de Setembro!!!
Irrita-me esta mania que a sociedade tem de andar, ano após ano, a bater nas mesmas teclas cada vez que se aproximam determinadas datas.
Por exemplo, e em âmbito nacional, já não aguento as comemorações do 25 Abril!! Note-se que não é por não estar em sintonia com os ideais de liberdade (não, não votei Salazar para a eleição do Maior Português de Sempre)! Mas lá diz o ditado, tudo o que é demais é erro!! A velha frase batida, "25 de Abril sempre" ou a questão "E onde estava você no 25 de Abril?" são quase tão cansativas como os programas especiais que fazem pelos 4 canais de tv nacional, que na verdade nada acrescentam nem atingem aquele que suponho ser o nobre objectivo a que se propõem: educar as gerações mais novas, dando-lhes a conhecer um ponto de viragem do passado recente do nosso país!!
Ora, antes que me venham perguntar "Onde estavas no 11 de Setembro?" digo-vos já e encerramos a temática por aqui. Estava a beber um belo de um refresco na esplanada do CCB, com o meu colega Nuno, depois de um belo passeio à faculdade dos surfistas, vulgo Faculdade de Ciências e Tecnologia, para fazer a matrícula no meu 4ª ano de curso!! Nessa altura, a minha mãe ligou-me porque estava naquele exacto momento a assistir à queda da 2ª torre pela tv...e eu respondi-lhe..."Não estou a perceber! Mas isso é algum e-mail...desses forwards... que te mandaram, é?! Reencaminha para mim então!!" E desliguei...
Resumindo, a minha mãe sempre foi péssima para transmitir notícias :P
ps - Pois, ao que parece lá acabei a escrever um post sobre o 11 de Setembro!! Ai, vocês dão-me sempre a volta...LOL
Enjoy the Silence
Curiosidade que só descobri hoje, muito anos depois: o vídeo foi parcialmente filmado em Portugal, entre as belas planícies alentejanas e as praias do Algarve. As montanhas, essas são Suiças!!
Aqui fica então o dito vídeo, para recordarmos o eterno "All I ever wanted; All I ever needed; Is here in my arms; Words are very unnecessary; They can only do harm" e revermos as belas paisagens do sul lusitano!!
Aproveito e deixo também o novo vídeo, editado o ano passado, para o mesmo tema!! Afinal, às vezes é bom reciclar!!
Enjoy the sound :)
1990
2006
Monday, September 10, 2007
Procura-se um Amigo...
Enfim...acho que hoje me deu para o lamechismo...LOL!!
Aqui fica então, dedicado a todos vocês :)
Procura-se um Amigo
Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objectivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.
Boulevard of Broken Dreams
Entre as várias obras do pintor, uma das minha preferidas é este Nighthawks.
Sabendo que não tenho nenhuma reprodução de nenhum quadro de Hopper a enfeitar as paredes da minha casinha nova, um amigo meu, recentemente chegado da "big apple", trouxe-me de presente uma mutação da obra original, o Boulevard of Broken Dreams (sim, como a música dos Green Day!!) de Gottfried Helnwein, artista que desconhecia por completo.
O quadro é em tudo semelhante à cena original embora as personagens sejam caras conhecidas: o empregado é Elvis Presley, a mulher de vermelho Marilyn Munroe, o homem que a acompanha Humphrey Bogart e o homem sozinho James Dean.
Resultado: adorei a prenda, talvez mais do que se fosse o próprio Nighthawks (que sacrilégio...LOL), porque não só reproduz um quadro que gosto muito como ainda inclui 2 dos meus actores preferidos da época dourada de Hollywood (Bogart e Dean)!! E todos parecem perfeitos naquele cenário!!
Enfim, já está pregadíssimo na parede do meu escritório cá de casa, a fazer-me companhia em frente à secretária!!
OBRIGADA PEDRITO :)
Thursday, September 06, 2007
Biografia de GWB
Estava eu na minha pausa matinal do costume, para leitura dos principais títulos da actualidade, quando me deparei com a notícia do lançamento de um livro que será sem dúvida um best-seller, a nova biografia de George W. Bush!
Começo a ler o artigo e deparo-me logo com esta pérola transcrita das páginas da biografia em questão:
“Eu tenho o ombro de Deus para chorar. E choro muito desde que cheguei à presidência. Aposto que já derramei mais lágrimas do que podem imaginar, enquanto Presidente. E derramarei mais amanhã”. - GWB
E com isto fiquei a pensar "Ora, se a Presidência causa tanta tristeza ao Sr. Bush e tantas amarguras a tanta gente pelo mundo fora, para quê continuar com isto?! Basta de tanto sacrifício, caro George, por um mundo que não reconhece o seu esforço e boas intenções!"
Mas pronto, afastando estes pensamentos, logo me alegrei ao verificar que, pelo meio do livro, Bush deixa a promessa de construir o so-called "The Fantastic Freedom Institute", local para o desenvolvimento de jovens líderes.
Com isto, outro pensamento assolou a minha mente: "Oh, que fantásticos líderes o futuro terá!! Não mais me preocuparei com as tensões internacionais e os problemas políticos, sociais e económicos pois sei que poderemos todos dormir tranquilos com o mundo em tão boas mãos".
E é para vos deixar também assim sossegados e confiantes no futuro que partilho esta notícia convosco!! Regozijemos...
ps - importa esclarecer que o autor de tal obra é Robert Draper, jornalista texano e simpatizante das opções políticas de Bush o que diz logo muito quanto à isenção da sua escrita. Mas não vou fazer críticas de algo que não li!
MOTELx
O programa inclui grandes clássicos e novas produções, destacando-se a série Masters of Horror (que inclui nomes como John Carpenter, Joe Dante e Eli Roth) e o ciclo dedicado a Guillermo del Toro (realizador do recente Labirinto do Fauno).
Além disso, o conceito em si também está interessante já que recria o cenário de um típico motel, espaço para exposições, concertos, lançamento de livros e workshops.
Bilhetes a 3,5€ e 2.5€ com desconto.
Resumindo...Festival a não perder para os fãs deste género cinematográfico e para os que não são, vale também a pena incluir o evento no roteiro de fim de semana!
Wednesday, September 05, 2007
A batalha das citações...
Hoje, discutindo um artigo sobre a actual descrença dos povos europeus relativamente ao projecto de uma Europa única, um amigo meu saiu-se com esta citação de Eça de Queiroz, a qual confesso que desconhecia:
"A "crise" é a condição quase regular da Europa”
Ora, como sou um pouco europeísta, chutei logo com outra também Queiroziana:
"De todas as cinco partes do Mundo, a Europa, apesar de tão gasta, permanece a mais interessante”
A discussão continuou mas a verdade é que no fim chegamos a um acordo, o qual residiu sobre a eterna e, atrevo-me a dizer, inquestionável expressão do rei D. Carlos I, referindo-se ao mui nobre Estado Português:
"Esta choldra é ingovernável"
Ao que parece, volvido um século, o monarca continua a ter razão, e quanto a isso ninguém discorda!
ps - meu caro João, não te poderia ter poupado a este post :)
You Don't Know What Love Is
"In some respects
I suspect you've got a respectable side
When pushed and pulled and pressured
You seldom run and hide
But its for someone elses benefit
Not for what you wanna do
Until I realize that you've realized
I'm gonna say these words to you
You don't know what love is
You do as your told
Just as a child at ten might act
But you're far too old
You're not hopeless or helpless
and I hate to sound cold
But you dont know what love is...
You just do as your told
I can see you man
cant help but win
any problems that may arise
but in his mind there can be no sin
if you never criticize
you just keep on repeating
all those empty "I love you's"
until you see you deserve better
I'm gonna lay right into you
You don't know what love is
you just do as your told
just as a child of ten might act
but your far too old
your not hopeless or helpless
and i hate to sound cold
but you don't know what love is
no you don't know what love is
no you don't know what love is
you just do as your told
you do as your told
yeah"
Tuesday, September 04, 2007
Monday, September 03, 2007
Para combater o sedentarismo...
O vídeo está original, engraçado e consegue fazer passar a mensagem.
Saturday, September 01, 2007
Back to Black...
É dificil acreditar que a voz de Winehouse seja de uma branca de 23 anos. Soa a voz negra e madura, num registo soul muito próximo de Nina Simone, e com um toque especial de quem bebe muito whisky!!
Além de uma vocalidade fantástica, a postura "abandonada" e o visual excêntrico da cantora são únicos e tornam-na irresistível, por mais críticas que se levantem! Cabelo preto sempre desalinhado, maquilhagem carregada e roupas ao estilo "Femme Fatale" dos sixties!
E por tudo isto, as músicas de Winehouse tem uma personalidade muito própria e valem a pena serem ouvidas. Deixo-vos os videos de "You Know I'm No Good", "Back to Black" e o já ultra conhecido "Rehab".