Sunday, August 12, 2007

100 anos de Torga!

O poeta Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, nasceu há precisamente 100 anos (12-08-1907), em Vila Real, e faleceu a 17-01-1995, em Coimbra.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Coimbra inaugura hoje a Casa-Museu Miguel Torga e retomará, em Setembro, os percursos Torguianos!

Eu, em em jeito de homenagem, deixo aqui dois dos meus poemas preferidos!

Quase um poema de amor

Há muito tempo já que não escrevo um poema
De amor.
E é o que eu sei fazer com mais delicadeza!
A nossa natureza
Lusitana
Tem essa humana
Graça
Feiticeira
De tornar de cristal
A mais sentimental
E baça
Bebedeira.

Mas ou seja que vou envelhecendo
E ninguém me deseje apaixonado,
Ou que a antiga paixão
Me mantenha calado
O coração
Num íntimo pudor,
Há muito tempo já que não escrevo um poema
De amor

Súplica

Agora que o silêncio é um mar sem ondas,
E que nele posso navegar sem rumo,
Não respondas
Às urgentes perguntas
Que te fiz.
Deixa-me ser feliz
Assim,
Já tão longe de ti como de mim.

Perde-se a vida a desejá-la tanto.
Só soubemos sofrer, enquanto
O nosso amor
Durou.
Mas o tempo passou,
Há calmaria...
Não perturbes a paz que me foi dada.
Ouvir de novo a tua voz seria
Matar a sede com água salgada.

1 comment:

Anonymous said...

Bom gosto que tu tens, Sarinha. O primeiro também é dos meus preferidos!