Friday, August 31, 2007

É o que dá a pressa!!

Perdoem-me, meus caros, mas hoje vou ter de usar este blog para relatar um episódio do meu dia e declarar a minha indignação!! Afinal, estes diários electrónicos também devem servir para os desabafos :D

Esta manhã, ia eu Marginal fora, calmamente a caminho do meu emprego, numa boa onda, feliz por haver pouco trânsito, por estar um sol lindo e poder desfrutar do belo cenário do Rio Tejo, quando de repente me vejo confrontada com a estupidez humana.

Antes de mais, faço o necessário enquadramento das condições de circulação. Local: recta da marginal entre o Dafundo e Algés, aquela que passa junto ao Aquário Vasco da Gama e que tem dois semáforos para controle de velocidade, ambos limitados a 50 km/h e que, enfim, todos os habitués sabem que dá para passar até aos 65 km/h sem fazer cair o vermelho. Veículos em circulação: na faixa da direita um belo Peugeot 206 cinzento, conduzido por uma jovem morena e simpática :P. Faixa da esquerda, quase em paralelo, um Clio preto conduzido por um homem aparentemente jovem também.

Vamos agora à ocorrência. No início da referida recta, logo após a descida do cruzamento da Cruz Quebrada, estes dois veículos seguiam aproximadamente à mesma velocidade, 70 km/h, o que, diga-se, não é nada mau para a estrada em causa e principalmente para quem sabe que vai ter de abrandar mais à frente em virtude dos semáforos de controle de velocidade!

Na faixa da esquerda, aproxima-se, então um Passat prateado, matrícula deste ano e conduzido por uma loira na casa dos 40. Ao alcançar o Clio, começa a buzinar e a fazer sinais de luzes! O Clio, ao início, não cedeu mas depois, numa de “não me chateies mais, leva lá o trofeu” acelerou um pouco e mudou para a faixa da direita, colocando-se à frente do meu Peugeot (pois sim, claro... era eu a morena simpática :P). Refira-se que, por esta altura, já eu tinha reduzido a velocidade para os 60 km/h mas que, ainda assim, o condutor do Clio fez sinal de “desculpe”, num acto de civismo que na estrada não calha nada mal mas que infelizmente escasseia.

Ora, o Passat lá segue, prego a fundo, a uns 90km/h. Semáforo vermelho, claro está!! Pára a loira e faz parar todos os restantes em resultado daquilo que é uma condução com a mania da esperteza mas que na verdade nada mais revela se não burrice. Veja-se então o que sucede no semáforo seguinte!!

Cai o verde e o Passat arranca, novamente prego a fundo!! Clio e Peugeot arrancam normalmente!!

Mais à frente circula, na faixa da esquerda, um Jeep a cerca de 60 km/h e, uns metros à frente, mas na faixa da direita, um Fiat Uno a 50 km/h. O Passat, ao alcançar o Jeep, nada de abrandar, prefere antes guinar para a faixa da direita. Bela opção, já que o diferencial de velocidades entre ele e o Uno deviam ser uns 50 km/h, coisa que para o sistema de travagem de um topo de gama não teria qualquer problema, não fosse o facto da condutora não ser tão habilidosa quanto se julgava e de ter caído o vermelho do 2º semáforo em consequência da velocidade elevada a que circulava esse mesmo Passat.

Resultado: a loira travou sim, mas na traseira do Uno que fora obrigado a parar num sinal que não tinha sido accionado por si. Sai a loira do seu Passat, de mãos na cabeça e com cara de espanto!! Não deve ter percebido como é que aquilo aconteceu!! Coitada, são os azares da estrada, que está cheia de gente doida que conduz devagar e que pára nos semáforos!!

Abre o sinal, fica o Passat e o Uno (há sempre quem apanhe por tabela) enquanto o Peugeot e o Clio seguem Marginal fora! Não sei porquê, mas palpita-me que a morena simpática e o homem novo devem ter chegado aos seus destinos antes da loira :P

Enfim...com isto fico a pensar se o exame de condução não deveria também incluir um teste à inteligência e principalmente ao bom senso do candidato a condutor! É que não só causam danos a si mesmos como ainda chateiam e causam danos a terceiros!!

E aqui termino esta minha “exposição por escrito”, como diria a Joanne :D

4 comments:

Rik said...

Ah pois é! Umas morenas gastam discos de travões aos pontapés, outras loiras gastam as frentes dos carros nas traseiras dos carros da frente. Mesmo assim acho que ainda ficas a ganhar! :P

ccunha said...

Amiga, pior que isso só a daquela que acreditava que a alavanca dos piscas dava para tirar!
Pois dá! Tens é que a partir!!!
Lembras-te?

Sara SC said...

Morenas q gastam discos aos pontapés!?!?!? N sei ao q te referes!! É q n tou mm a ver?? Honestly, it doesn´t ring a bell :P

Mas vá, fazendo um grande esforço, lá consigo imaginar uma morena simpática q conduz um Peugeot e que, enfim, consome as pastilhas dos discos dos travões a um ritmo que, digamos, é talvez qui ça, um pouco acima da média dos restantes condutores!!

Nesse cenário, perfeitamente hipotético claro está, essa condutora, somando todas as substituições das pastilhas e respectivos discos (q isto qd é p estoirar é p ser em grande), estaria provavelmente em claro prejuizo relativamente ao custo de reparação da traseira do Passat!

Deve ter sido nisso q a loira pensou..."Ora bolas, abrandar pq? Afinal, travar sai caro!!" :P

Sara SC said...

Carlita, como poderia eu esquecer alguém q arranca a alavanca do pisca para fazer a luz parar?!! LOOOOOL...devia estar com insónias..EHEHEH!!