Perdoem-me, meus caros, mas hoje vou ter de usar este blog para relatar um episódio do meu dia e declarar a minha indignação!! Afinal, estes diários electrónicos também devem servir para os desabafos :D
Esta manhã, ia eu Marginal fora, calmamente a caminho do meu emprego, numa boa onda, feliz por haver pouco trânsito, por estar um sol lindo e poder desfrutar do belo cenário do Rio Tejo, quando de repente me vejo confrontada com a estupidez humana.
Antes de mais, faço o necessário enquadramento das condições de circulação. Local: recta da marginal entre o Dafundo e Algés, aquela que passa junto ao Aquário Vasco da Gama e que tem dois semáforos para controle de velocidade, ambos limitados a 50 km/h e que, enfim, todos os habitués sabem que dá para passar até aos 65 km/h sem fazer cair o vermelho. Veículos em circulação: na faixa da direita um belo Peugeot 206 cinzento, conduzido por uma jovem morena e simpática :P. Faixa da esquerda, quase em paralelo, um Clio preto conduzido por um homem aparentemente jovem também.
Vamos agora à ocorrência. No início da referida recta, logo após a descida do cruzamento da Cruz Quebrada, estes dois veículos seguiam aproximadamente à mesma velocidade, 70 km/h, o que, diga-se, não é nada mau para a estrada em causa e principalmente para quem sabe que vai ter de abrandar mais à frente em virtude dos semáforos de controle de velocidade!
Na faixa da esquerda, aproxima-se, então um Passat prateado, matrícula deste ano e conduzido por uma loira na casa dos 40. Ao alcançar o Clio, começa a buzinar e a fazer sinais de luzes! O Clio, ao início, não cedeu mas depois, numa de “não me chateies mais, leva lá o trofeu” acelerou um pouco e mudou para a faixa da direita, colocando-se à frente do meu Peugeot (pois sim, claro... era eu a morena simpática :P). Refira-se que, por esta altura, já eu tinha reduzido a velocidade para os 60 km/h mas que, ainda assim, o condutor do Clio fez sinal de “desculpe”, num acto de civismo que na estrada não calha nada mal mas que infelizmente escasseia.
Ora, o Passat lá segue, prego a fundo, a uns 90km/h. Semáforo vermelho, claro está!! Pára a loira e faz parar todos os restantes em resultado daquilo que é uma condução com a mania da esperteza mas que na verdade nada mais revela se não burrice. Veja-se então o que sucede no semáforo seguinte!!
Cai o verde e o Passat arranca, novamente prego a fundo!! Clio e Peugeot arrancam normalmente!!
Mais à frente circula, na faixa da esquerda, um Jeep a cerca de 60 km/h e, uns metros à frente, mas na faixa da direita, um Fiat Uno a 50 km/h. O Passat, ao alcançar o Jeep, nada de abrandar, prefere antes guinar para a faixa da direita. Bela opção, já que o diferencial de velocidades entre ele e o Uno deviam ser uns 50 km/h, coisa que para o sistema de travagem de um topo de gama não teria qualquer problema, não fosse o facto da condutora não ser tão habilidosa quanto se julgava e de ter caído o vermelho do 2º semáforo em consequência da velocidade elevada a que circulava esse mesmo Passat.
Resultado: a loira travou sim, mas na traseira do Uno que fora obrigado a parar num sinal que não tinha sido accionado por si. Sai a loira do seu Passat, de mãos na cabeça e com cara de espanto!! Não deve ter percebido como é que aquilo aconteceu!! Coitada, são os azares da estrada, que está cheia de gente doida que conduz devagar e que pára nos semáforos!!
Abre o sinal, fica o Passat e o Uno (há sempre quem apanhe por tabela) enquanto o Peugeot e o Clio seguem Marginal fora! Não sei porquê, mas palpita-me que a morena simpática e o homem novo devem ter chegado aos seus destinos antes da loira :P
Enfim...com isto fico a pensar se o exame de condução não deveria também incluir um teste à inteligência e principalmente ao bom senso do candidato a condutor! É que não só causam danos a si mesmos como ainda chateiam e causam danos a terceiros!!
E aqui termino esta minha “exposição por escrito”, como diria a Joanne :D
Friday, August 31, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Ah pois é! Umas morenas gastam discos de travões aos pontapés, outras loiras gastam as frentes dos carros nas traseiras dos carros da frente. Mesmo assim acho que ainda ficas a ganhar! :P
Amiga, pior que isso só a daquela que acreditava que a alavanca dos piscas dava para tirar!
Pois dá! Tens é que a partir!!!
Lembras-te?
Morenas q gastam discos aos pontapés!?!?!? N sei ao q te referes!! É q n tou mm a ver?? Honestly, it doesn´t ring a bell :P
Mas vá, fazendo um grande esforço, lá consigo imaginar uma morena simpática q conduz um Peugeot e que, enfim, consome as pastilhas dos discos dos travões a um ritmo que, digamos, é talvez qui ça, um pouco acima da média dos restantes condutores!!
Nesse cenário, perfeitamente hipotético claro está, essa condutora, somando todas as substituições das pastilhas e respectivos discos (q isto qd é p estoirar é p ser em grande), estaria provavelmente em claro prejuizo relativamente ao custo de reparação da traseira do Passat!
Deve ter sido nisso q a loira pensou..."Ora bolas, abrandar pq? Afinal, travar sai caro!!" :P
Carlita, como poderia eu esquecer alguém q arranca a alavanca do pisca para fazer a luz parar?!! LOOOOOL...devia estar com insónias..EHEHEH!!
Post a Comment