Thursday, April 03, 2008

Editors no Campo Pequeno

Nos últimos anos, os Editors devem ser dos poucos grupos que acompanhei desde do início, quando surgiram com umas amostras breves do que seria o seu primeiro álbum, The Back Room! Encantou-me a voz dura, quase agressiva do vocalista Tom Smith, o ritmo "urgente" da maioria das músicas e as letras...sei que há quem não se detenha muito neste último aspecto mas eu gosto de prestar atenção ao sentido daquilo que se canta (principalmente se faço um singing along :P)!!

Vi-os pela primeira vez em palco num fim de tarde de Junho, com o sol a pôr-se por detrás do palco montado no Parque Tejo. Estávamos no SBSR, em 2006. Nessa altura Tom Smith tinha uma presença em palco tímida e contida...mas a voz denunciava algo maior!! E foi o que pude verificar ontem à noite, no Campo Pequeno!


O concerto abriu ao som de "Camera", com a voz de Tom Smith a erguer-se solenemente, apesar da acústica do recinto não ser das melhores!! Seguiu-se "An End as a Start" que abriu portas a um rol de temas cheios de energia, em que o vocalista alternou entre guitarra e piano! Blood, Bullets, Lights, Munich e Bones foram momentos altos, com o público a saltar e cantar em uníssono.

O melhor do concerto foi sem dúvida poder apreciar o prazer com que Tom Smith saltava para cima do piano ou corria o palco de uma ponta a outra, alternando com os momentos em que abraçava o microfone para projectar a voz de forma violenta!! Confesso que há algo de "psycho" na postura do vocalista que me encanta e faz com que todos os temas resultem muito bem ao vivo!! E foi essa postura que tornou especial o momento em que a banda interpretou "Lullaby", dos Cure!! SIM...foi um miminho para mim :D Ninguém chega aos calcanhares de Robert Smith mas Tom Smith esteve quase lá, ao entoar "spiderman is having me for dinner tonight" deitado sobre o piano!!

Depois de fechar com Fingers in the Factories, houve ainda direito a encore com The Racing Rats, You Are Fading e Smokers Outside the Hospital Doors.

A lotação não esgotou (não esquecer que a banda este em Novembro no Restelo e que entretanto não lançou nenhum álbum novo) mas compôs a Praça de Touros e foi bastante efusiva!! Os Editors estiveram à altura e demonstraram que são mais que uma simples mistura de Interpol e Joy Division, como uns e outros insistem em afirmar :P Ah, e sim, a menina teve sorte..."When angers shows" também se ouviu ontem à noite ;)

Alinhamento:
Camera
An End Has a Start
Blood

Bullets

The Weight of the World

Escape the Nest
Lights
When Anger Shows

Banging Heads

Lullaby
(The Cure)
All Sparks

Munich

Push Your Head Towards the Air

Bones
Fingers in the Factories

Encore:
The Racing Rats
You Are Fading

Smokers Outside the Hospital Doors

4 comments:

grão de pó said...

sarinha, a comentadora.

ritmo "urgente" é uma definição excelente!

loved it!

Sara SC said...

That's me...sp mt opinativa :P
Mas tu gostas de mim assim q eu sei ;)

grão de pó said...

basically...
... i don't have a choice!

mas sim, gosto de ti em bruto e sem maquilhagem =D

Anonymous said...

Ena, ena, que menina tão sortuda! Tantos miminhos. Também gosto de ti "au naturel" :D
O concerto pelo que me constou foi melhor que o do Restelo.