Saturday, June 02, 2007

A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen)

Ontem consegui finalmente ver o filme A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen), vencedor do óscar para Melhor Filme Estrangeiro.

A acção desenrola-se na Alemanha de Leste, no ano de 1984, cinco anos antes da queda do muro de Berlim, e relata a actividade de Gerd Wiesler, funcionário do Ministério para a Segurança do Estado ou, mais propriamente, inspector da Stasi, a polícia secreta da República Democrática Alemã.

A Wiesler foi confiada a missão de vigiar Georg Dreyman, um encenador de teatro e um aparente defensor do sistema socialista que, no entanto, usa a sua idoneidade para defender amigos dissidentes, atitude que o torna suspeito aos olhos do Comité Central e o coloca sob investigação.

Apesar do mote da acção ser a observação da vida de Dreyman, a personagem central é na verdade Wiesler, o voyeur, aquele que tudo vê, tudo escuta e tudo acompanha, dividido entre a sua missão e a tentação de intervir. O filme transforma o observador em observado, uma vez que, em última instância, é a sua própria vida que o filme relata.

Apesar de ser uma apaixonada pelos enredos da Guerra Fria, o que mais me marcou neste filme foi a inteligência e sensibilidade com que o realizador trata o sentimento de atracção que a vida de alguém pode suscitar sobre terceiros, levando por vezes a um voyeurismo que ultrapassa claramente as fronteiras da privacidade.

Fiquei, por isso, surpresa ao saber que esta foi a primeira realização de Florian Henckel von Donnersmarck. Apesar de não ter ainda visto todos os restantes filmes candidatos ao Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (resumo o meu conhecimento ao Labirinto do Fauno de Guillermo del Toro), atrevo-me a dizer que este deve, sem dúvida, ter merecido a estatueta que arrecadou.

Um dos melhores filmes que vi este ano. A não perder!!

2 comments:

Anonymous said...

obrigado por me teres arrastado contigo! adorei o filme

Sara SC said...

ahh, kem tem boas dicas de cinema, kem é!? aliás, qq programita cmg tem selo de qualidade e garantia..LOL