Vencedor do Prémio Especial do Júri em Veneza 2007, este filme, do realizador franco-tunisino Abdel Kechiche, procura fazer um retrato social das dificuldades de integração das comunidades imigrantes através do quotidiano de uma grande família tunisina, imigrada há várias décadas numa cidade portuária francesa.
Slimane é o patriarca da família que, com sessenta anos, enfrenta o despedimento e a falta de saúde. Separado da mulher, continua a sustentar a casa e a apoiar os 6 filhos e 3 netos. A necessidade de sobreviver e o sonho de deixar algo aos seus fihos depois da sua morte, fazem com que Slimane resolva abrir um restaurante tunisino num barco abandonado, incentivado por Rym, filha da sua actual companheira e que vê nele um pai. A especialidade da casa seria cuzcuz de peixe, feito pela sua ex-mulher, uma exímia cozinheira. Muitos são os entraves que vai encontrando pelo seu caminho mas consegue unir toda a família em torno deste sonho.
Ao longo das 2h30 de filme, houve momentos em que me ri, momentos em que me senti revoltada e com vontade de gritar "Puta de vida" e outros ainda em que não consegui conter as lágrimas! Mas no fim ficamos com uma certeza: o segredo de um (bom) cuzcuz é o amor com que é feito! Aliás...acho que esse é o segredo de tudo =)
Excelente filme...a não perder. No Monumental Saldanha e no King.
No comments:
Post a Comment