Saturday, February 16, 2008

Oleanna

Oleanna, peça do dramaturgo norte americano David Mamet, apresenta-se com um cenário simples, um gabinete com uma secretária e 3 cadeiras. Em palco estão apenas 2 personagens: John, um professor universitário, e Carol, uma aluna. E é tudo quanto basta para fazer desenrolar a acção que coloca em confronto aluna e professor.

Não vou revelar muito da história, já que o elemento surpresa é essencial para poder apreciar esta peça. Só tenho a dizer que é um texto inteligente que nos faz pensar em como os mesmos gestos e as mesmas palavras, por mais simples que sejam, podem ser interpretados (e até mesmo manipulados) de forma tão diferente e essas diferenças de interpretação podem tornar impossível a comunicação entre 2 pessoas!! A peça desenvolve-se de forma surpreendente e a tensão dramática cresce até atingir o seu expoente máximo no fim da peça.

Não conhecia nenhum trabalho de Mamet, nem o encenador ou os actores mas gostei bastante e recomendo! Em cena no Auditório Carlos Paredes, todas as 6ª e Sábados, às 21h30, até dia 23 de Fevereiro! Mais informações aqui.

Nota para a Nina :)

Didascálias - Texto secundário constituído pelas informações fornecidas pelo dramaturgo sobre, por exemplo, o tempo e o lugar da acção (cenário), o vestuário, os gestos das personagens, etc. Cabe ao encenador e aos actores, ao definirem a representação, a actualização das indicações cénicas.

2 comments:

grão de pó said...

eheheh =)

depois do teu comentário, não me resta dizer mais nada acerca da peça, a não ser, talvez, sublinhar a diferença da dinâmica entre os dois actos que a compõem.

obrigada, priberam de bolso =D

Sara SC said...

LOOOOOOOOOOL!! Ai a dinâmica, a dinâmica :P