Aproveitámos então e fomos usufruir de mais uma bela noite de cinema ao ar livre, na esplanada da Cinemateca. Antes de mais, para quem não conhece o espaço, conselho-vos a darem um saltinho até lá. Os bilhetes para estas sessões de cinema custam 3 euros, com direito a uma "soft drink". Caso a programação cinematográfica não vos agrade, podem ficar-se apenas por um cafezinho no bar e usufruirem de um ambiente muito agradável!
Mulholland Drive revelou-se um típico filme de Lynch, fazendo lembrar o Twin Peaks em todo o seu esplendor. Até metade da segunda parte, a história desenvolve-se de forma perceptível, ou seja, embora misteriosa e estranha, pensa-se estar perante uma história de contornos policiais envolta num certo "suspense" mas que no fim se revelará lógica e encerrará em si as respostas a todas as questões que nos vão surgindo. Mas eis que o realizador não nos dá esse gostinho e precisamente no momento em que pensamos ir descobrir tudo o que se passa, a história dá uma volta de 180º graus!! É aí que todas as teorias que fomos tecendo caem por terra e nos apercebemos que estamos mais uma vez no universo paralelo que David Lynch adora criar!!
Aparentemente, a primeira parte do filme não foi mais que um sonho da personagem principal (Betty Elms/Diane Selwyn numa interpretação excelente de Naomi Watts)!! E é aqui que o filme se torna interessante, porque só através da transformação onírica do sonho é possível tentar explicar o que poderá ter acontecido na realidade!!
Como é usual nestes casos, cada um tem a sua interpretação e acaba-se a noite em alegre debate, com inúmeras propostas de possíveis soluções para o mistério!! Apesar de, na generalidade, preferir filmes que "façam sentido", acho que de vez em quando faz bem escaparmos aos finais totalmente fechados que a maioria dos filmes nos oferece e deixar o caminho livre à nossa própria imaginação!!
Por isso, àqueles que ainda não viram este filme, recomendo que o façam e aos que já viram, recomendo que revejam e depois aproveitem para dar uma espreitadela às 10 dicas que David Lynch deixou no site do filme, para nos ajudar a deslindar o caso.
No comments:
Post a Comment