Friday, March 14, 2008

Caramel


"Si Belle", um salão de beleza num bairro de Beirute, é a porta de entrada para o universo de cinco mulheres Libanesas com os seus dramas pessoais, divididas entre o coração, a razão e os códigos de conduta que a sociedade lhes impõe!!

Neste salão a depilação é feita como manda a tradição Libanesa, com caramelo quente, e entre isto, vernizes, tintas, shampoos e secadores vamos assistindo ao desenrolar de emoções e expectativas, sonhos no feminino!

As histórias de cada uma daquelas mulheres nada têm de original ou extravagante mas é exactamente isso que encanta neste filme. Ainda que marcado pelas questões culturais e religiosas, o essencial daquelas mulheres é universal e facilmente encontramos pontos com os quais nos sentimos identificadas.

O que mais gostei neste filme foi a forma como são contadas as histórias....uma profunda sensibilidade sem nunca perder o toque de humor essencial para levar a vida com um sorriso e fazer cada minuto valer pena!! Isso e o facto de todo o filme ser falado em libanês...sabe bem ouvir falar outra língua que não o inglês nas salas de cinema, ainda que seja uma língua da qual nada entendemos à excepção de algumas expressões francófonas herdadas do período de colonialismo.

"Caramel" é o primeiro filme da realizadora libanesa Nadine Labaki, candidato ao prémio Caméra d'Or, em Cannes, e ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Nadine Labaki interpreta também Layale, uma das donas do salão de beleza.

Recomendo a todos porque embora seja um filme de mulheres não é só para mulheres! Em exibição nos cinemas Medeia (Saldanha Residence, King, Fonte Nova e Nimas).

Ahh....e grande máxima a reter: "A vida é como um melão! É preciso abri-la para ver como é!" ;)

1 comment:

Anonymous said...

Mulheres: nem convosco nem sem vocês :P