Monday, January 21, 2008

Atonement


Na passada 6ª feira fui ver o tão aguardado "Atonement" ou "Expiação", o filme candidato a 7 Globos de Ouro e vencedor nas categorias de Melhor Filme e Melhor Banda Sonora. As expectativas era altas e não ficaram defraudadas!! Há muito que não chorava no cinema e a verdade é que o desfecho conseguiu arrancar-me algumas lágrimas, assim ao jeito dos clássicos Dr. Zhivago e Casablanca.

Para que não me acusem de ser uma spoiler (como insistem em afirmar uns e outros :P), não vou avançar muito na história mas apenas destacar alguns aspectos que fazem do filme uma película a não perder. Excelente fotografia, banda sonora perfeita, interpretações brilhantes...e neste ponto tenho de fazer um elogio muito especial a Saoirse Ronan, a actriz de 13 anos que interpreta a personagem Briony Tallis na pré-adolescência.

O enredo do filme em si é em tudo fiel ao romance homónimo de Ian McEwan (segundo me disseram já que nunca li o livro) e aqui devo dizer que, mais do que a história de amor, marcou-me o enfoque dado à culpa sentida pela personagem Briony e a forma como a sua atitude irreflectida, injusta, cruel ou infundamentada (poderiamos estar aqui a discutir durante horas a verdadeira natureza dos seus actos :D) marcou irremediavelmente a vida de todas as personagens!!

De aplaudir também as opções de filmagem do director Joe Wright: os flashbacks e as repetições de algumas cenas vistas pelos olhos das diferentes personagens. Curiosidade: a cena da praia de Dunkirk contou com 1000 figurantes e foi filmada numa única sequência em steadycam.

Por tudo isto e por tudo o mais que não dá para transmitir aqui, este é um filme a não perder!! E para os corações mais sensíveis...munam-se de lenços de papel ;)

ps - e sim, Carlita, é verdade...gostei do vestido...LOL!!

3 comments:

ccunha said...

Então?
Só isto?
É o quê? Gostaste do vestido, foi?

Sara SC said...

Pah..estava a começar o post qd tive de interromper e enganei...em vez de "guardar rascunho" fiz "publicar"!!
Bolas, tu n perdoas uma :(
Agora vais ter de esperar até ao fim da tarde pela minha review :P

ccunha said...

Ah pois não perdoo!
Sempre alerta!
:-)